Pequeno catamaran cabinado de 18 pés de Bern Kohler |
1) O pretendente quer um pequeno barco cabinado na faixa dos 5 ou 6 metros. Mono ou multi?
Um monocasco pequeno será mais confortável do que um catamaran, porque nesta faixa são raros os catamarans que possuem cabine e quando possuem são pequenas e mal permitem um jogo de cartas no camarote numa tarde chuvosa. Além disso alguns catamarans, como o hobie cat, não tem nem onde sentar, o tranpolim é desconfortável para longas horas, são muito esportivos. Um barco pequeno deve ser prático de transportar numa carreta. Neste tamanho e com cabine os monos levam vantagem.
2) O pretendente quer um barco barato de construir.
Belhaven 19 pés, de B & B Yacht Design |
Mais uma vez o monocasco ganha. Chris White lembra que um catamaran são dois barcos. Além disso os catamarans usam mastros e velas maiores o que aumenta bem o custo. Embora uma quilha de ferro fundido custe caro, o tempo de construção e materiais de um multi certamente vão superar o custo da quilha.
3) Custo operacional.
Este ponto tem vários aspectos. Os ferry boats são catamarans porque são rápidos e exigem pouca potência no deslocamento, então são eficientes no combustível e na velocidade para transportar pessoas diariamente. Barcos de pesca e carga não precisam ser rápidos, e sim carregar muito peso, assim os monocascos levam mais por menos.
O custo de uma marina é mais alto para multicascos: na Europa as marinas simpáticas cobram só 50% a mais do que um mono, mas outras não fazem concessões e cobram o dobro. Então se o barco ficar muito parado o custo será maior. O transporte por terra de um catamaran é algo crítico... melhor nem comentar. O custo operacional varia de acordo com o uso. Se for navegar muito, como em charters por exemplo, os trajetos serão mais rápidos no catamaran e isto reduz custos (pode fazer um percurso na metade do tempo, uma viagem de 6 dias pode demorar 3). Se for navegar muito eu diria que o custo operacional do catamaran é mais baixo. Se for deixar 95% do tempo na marina (como a maioria dos barcos de recreio) o mono leva vantagem. Para levar carga sem pressa o mono ganha.
Interior do catamaran Eco 55 de 18 pés: espaço limitado |
O catamaran permite mais ambientes e uma maior capacidade de leitos do que um mono, sendo portanto mais rentável.
5) Conforto:
Não há muita dúvida que o catamaran de grande porte é mais confortável, não apenas pelo espaço interno, mas pelo fato de não velejar adernado. Se forem de pequeno porte a coisa se inverte: os monos pequenos serão mais confortáveis do que os multis (conforme o item 1). Compare nas fotos o interior de um catamaran de 18 pés e um mono de 19 pés. Mesmo que o catamaran fosse 19 pés, ele não teria o mesmo espaço interno do que o mono. Até a faixa dos 28 pés eu diria que os monos são mais confortáveis, Compare o layout de um catamaran Bora Bora 28 e um Multichine 28, ambos do Roberto Barros Yacht Design. O multichine tem banheiro e cozinha onde se fica em pé, e mesa de jantar, ja o Bora Bora não tem a cabine central e as pessoas se apertam nos cascos. Somente catamarans de maior porte serão mais confortáveis do que monos.
Comparativo de layout de barcos de 28 pés: neste tamanho o monocasco ganha em conforto |
6) Segurança:
White argumenta que multicascos são insubmersíveis e é preferível ficar com seu barco virado de cabeça pra baixo, mas ter todos os seus suprimentos e recursos disponíveis, do que arriscar a sorte numa pequena balsa inflável com seu barco no fundo do oceano. Eventualmente o monocasco pode enfrentar uma tempestade com mais tranquilidade: velejar um multicasco nessas condições será sempre mais tenso. Por outro lado White argumenta que velejar adernado provoca muita fadiga na tripulação e a lentidão dos monos faz a viagem mais longa. Portanto nos multicascos a tripulação estará sempre mais descansada para enfrentar situações estressantes. O catamaran também veleja mais rápido e pode escapar de tempestades e ficar menos tempo exposto ao mar numa travessia. Virar de ponta cabeça um catamaran de grande porte é muito difícil. Lembrando
Interior do Belhaven 19 pés: camas numa pequena sala |
7) Custo não é problema:
Bem, neste caso o catamaran ganha, porque embora seja mais caro você terá muito mais barco para desfrutar, mais espaço, mais velocidade, mais conforto.
8) Beleza:
Item polêmico. Um monocasco, bela sua simplicidade de linhas pode ser mais bonito e discreto do que um catamaran. Os catamarans também são bonitos, mas são estruturas muito maiores, largas e espalhafatosas. Eu diria que um monocasco, como um objeto coeso e monobloco, é mais elegante do que um multi. Mas elegância não é tudo na vida. Os multis são mais arrojados.
Bem, por enquato é isso! Cada um tem seus compromissos e necessidades. No geral um monocasco é mais prático, enquanto o multicasco tem mais recursos. Bons ventos!!
Um abraço! Ricardo Ramalho
Concordo vc quanto a Monos pequenos serem mais confortaveis internamente. Mas Catamarans acima dos 35 pés já começam a ter pé direito nas cabines e aí a coisa muda de figura.
ReplyDeleteQuanto a segurança realmente o meu catamaran é insubimergivel. E virar um tiki é muito dificil. Mas esse negocio de mastro maior é escolha do C.White que desenha barcos pesados e precisam de muito mastro. E o custo tambem. Construi o Tiki 30 pela metade do preço de um multichine 26 (que foi feito ao lado). Isso varia muito de projetista para projetista. Mas gostei do artigo, parabens.
Olá Rogério!!! Obrigado pelo comentário e parabéns pelo seu Tiki 30. O que o C. White diz é que um multicasco pode ter mais área vélica do que um monocasco do mesmo tamanho. Mas claro que tudo depende do projeto e da proposta do barco. Onde está o seu Tiki 30? E como foi feito ao lado de um 26? Fiquei curioso. Era um estaleiro? Os barcos do Roberto Barros são caros mesmo, são muito competitivos e regateiros. Ultimamente tenho curtido mais barcos simples, com mastros de madeira e tal. Um abraço!
DeleteMeu tiki fica em Angra ou na urca. Eu acho que a área velica tem haver com o deslocamento e normalmente vejo monos com mastros bem grandes.
DeleteMeu tiki foi construído por mim no clube são Cristóvão, no rio. Tínhamos como vizinhança: MC 26, MC 31(2), Samoa 36, Samoa 28.
Meu tiki fica em Angra ou na urca. Eu acho que a área velica tem haver com o deslocamento e normalmente vejo monos com mastros bem grandes.
DeleteMeu tiki foi construído por mim no clube são Cristóvão, no rio. Tínhamos como vizinhança: MC 26, MC 31(2), Samoa 36, Samoa 28.
Meu tiki fica em Angra ou na urca. Eu acho que a área velica tem haver com o deslocamento e normalmente vejo monos com mastros bem grandes.
DeleteMeu tiki foi construído por mim no clube são Cristóvão, no rio. Tínhamos como vizinhança: MC 26, MC 31(2), Samoa 36, Samoa 28.
Olá Rogério! A área vélica tem relação com deslocamento considerando o peso da quilha para obter estabilidade, mas catamarans não usam o critério de lastro para definir altura do mastro, e sim a boca total e comprimento do casco. São princípios diferentes. Os tikis são barcos muito marinheiros em qualquer condição de mar, e por isso seus mastros não são tão altos. Cascos mais esportivos usam mastros maiores. Abraço
DeleteVeja Ricardo:
ReplyDeletehttp://tikirio.blogspot.com.br/2015/06/tikirio-historia.html?m=1
Ricardo, muito interessante e útil esse estudo. Gostaria de complementar o seguinte: segundo Gregor Tarjan, existem 3 classes de catamarans: 1 (aberto), 2(cabine parcial) e 3(cabine integrada). Se vc comparar o mesmo MC 28 com um cata de 28 pés classe 3 como o KD 860, verá que o segundo tem mais espaço interno. Outro aspecto relevante é a questão do calado, que os catamarans levam vantagem sobre a grande maioria dos monocascos. Abraço!
ReplyDeleteOlá, obrigado Marcelo. Interessantes as três classes. O KD860 é um projeto sensacional, de conceitos agressivos. Realmente é um catamaran confortável para o tamanho. Mas também é um barco bem mais pesado do que o Bora Bora. Abraço!
DeleteRicardo boa noite, sou Augusto Batista de Recfe, estou interessado no KD 860. Preciso de mais informações. Você optou por ele? O que você construiu?
DeleteOlá, só vi agora seu comentário. Eu construí barcos menores. O KD860 tem um tamanho bom, e bastante performance e conforto. Não é barato, mas é dos mais interessantes neste tamanho.
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