O epoxi é uma resina de dois componentes, muito importante, a prova de água e de elevada resistência. A cola Araldite é uma marca conhecida de epoxi. Na foto a marca Redelease, com loja na zona norte de SP. Existem epoxis mais espessos e outros mais finos. Para uso geral, impregnação de madeira e laminação de fibra de vidro recomendo a resina epoxi mais fina SQ2004, que vem com o endurecedor SQ 3131. A proporção deste produto específico é 4+1 (para cada 200 g de epoxi adicionar 50 g de endurecedor). Use uma balança eletrônica para medir as quantidades. O thinner 1030 é opcional. O acabamento parece verniz.
- O epoxi pode ser engrossado com serragem fina, para formar uma pasta estrutural (filetes estruturais de juntas), ou engrossado com pó aerosil (só que o aerosil é branco, então a colagem fica com aspecto branco, enquanto que a pasta de serragem pode ficar mais bonita em acabamento de madeira natural). A esfera oca de vidro é outro pó que engrossa a resina, a vantagem deste é facilitar a lixa depois. Use máscara com filtro para respirar perto destes materiais.- Com o epoxi SQ2004 você tem 15 minutos para colar as peças e travar na posição depois de misturado, após este tempo a resina começa a curar. A colagem completa acontece em 3 horas, depois pode lixar, cortar ou furar a área colada. Faça um serviço limpo, com bom acabamento de colagem, porque depois vai ser difícil lixar os excessos. Existem muitos detalhes de uso que você vai pegando com a prática. Comece misturando pequenas quantidades. Existem epoxis mais lentos e espessos para outras aplicações.
- O fato de ser estrutural indica que pode funcionar como uma massa grossa que estrutura junção de chapas perpendiculares por exemplo, com filetes de epoxi que preenchem frestas. Um exemplo de cola não-estrutural é o Super Bonder, que é muito fino e líquido. Cola de contato é outro exemplo não-estrutural. O efeito estrutural se assemelha a um cimento.
Um abraço, Ricardo
Excelente explicação.!
ReplyDelete