Os 7 erros que impedem uma pessoa de construir seu primeiro barco

Quem quer construir um barco? 
Listo aqui os 7 erros que impedem uma pessoa de construir seu primeiro barco:

1) a pessoa não quer gastar dinheiro comprando projetos, pretende algo grátis. Não perca seu tempo, os melhores projetos não são grátis, e comprando projetos atuais você participa da comunidade de construtores daquele projeto (seu barco pode ser publicado no site do projetista). Além do mais o custo do projeto é uma fração perto do que vai custar o barco pronto.

2) a pessoa quer projetar o próprio barco. Esqueça, um projeto bem feito pode demorar mais do que a própria construção. Existem milhares de boas opções de projetos prontos na internet.

3) a pessoa quer um barco grande, como não tem dinheiro, nem espaço, nem tempo, não faz nada. O custo de um barco grande é bastante alto, e o tempo de construção pode demorar anos. Como diz Richard Woods, "construa o menor barco com o qual você ficaria feliz". Comece pequeno para perder o medo e ganhar confiança. Eu comecei com o caiaque da foto.


4) a pessoa estuda, estuda, estuda, compra livros, compra projetos, e não faz nada. O maior aprendizado vai vir com a construção. Os projetos ja vem bem explicados. Não precisa ser engenheiro para construir um barco bem projetado.


5) a pessoa não tem espaço. Tem sim, arrume uma garagem, um quintal, até um quarto pode servir. Você pode pré-fabricar as partes num lugar, cortar e preparar tudo e montar noutro local.


6) a pessoa não tem envolvimento na náutica. Algo importante é tirar a habilitação de navegador para ir conhecendo os termos, pode alugar barcos a vela em represas, fazer passeios de barco, ir se voltando para a náutica e percebendo o comportamento de diferentes barcos.


7) a pessoa não sabe qual projeto comprar. Reflita sobre o que você pretende com o barco. Quer passeios rápidos? Monte um barco a motor. Quer passeios mais esportivos? Barco a vela. Quer gastar pouco? Barco pequeno. Quer dormir dentro? Compre um projeto com uma pequena cabine. Quer rebocar na carreta? Tem que ter largura rodoviária. Tem onde guardar? Veja o preço das marinas locais. Quer um barco lento e com grande capacidade de carga? Monte um pequeno trawler. Não existe um barco que seja bom para tudo. Cada barco tem seus compromissos. Para resumir: compre um projeto realista, simples, viável e mãos a obra!! Um abraço!!!

Bons ventos. Ricardo Ramalho

No comments:

Post a Comment