Projeto em PDF impresso em A3 |
Outros projetistas de renome só vendem planos já impressos. Infelizmente, além de encarecer a venda, gera despesas de postagem, demora para chegar, pode ser extraviado e ainda pode gerar taxas alfandegárias imprevistas.
Por que alguns projetistas se recusam a vender projetos em PDF? Eles temem que os projetos sejam colocados na rede e distribuídos em cópias piratas sem conhecimento do projetista e sem o pagamento dos direitos. É um temor com fundamento, mas também sinaliza uma certa "neura" sobre a proliferação de cópias indevidas. Enfim, cada escritório tem suas maneiras de trabalhar. Por que alguém construiria um barco sem o aval do projetista? Quanto maior o barco de recreio mais improvável é que venha a ser construído de forma clandestina. E quem constroi barcos pequenos tem apreço à divulgação da cultura da construção. O custo do projeto é sempre pequeno perto do custo do barco pronto. Também é bom lembrar que o projeto vendido ja impresso não está imune às cópias, scanners e distribuição irregular. Acreditamos no formato PDF, não podemos deixar que a desconfiança dificulte nossas operações, temos de confiar nos clientes e acreditar que vão respeitar e apoiar o autor do projeto. Além das vantagens de facilitar o envio e agraciar o cliente com um backup digital, o projeto em PDF vende mais do que impresso, pela comodidade que oferece para todas as partes. Para ajudar a proteger a autoria dos projetos em PDF seguem abaixo duas séries de argumentos:
Vantagens de comprar um projeto original e evitar uma cópia não autorizada:
1) Respeita a autoria do projeto.
2) Ajuda o projetista e seus revendedores oficiais a manterem alguma rentabilidade para continuarem a projetar e vender.
3) Um projeto original faz o comprador pertencer a classe oficial do barco, podendo seu barco ser divulgado em artigos especializados, participar de grupos oficiais e confere notoriedade ao construtor.
4) Facilita a revenda do barco porque foi feito a partir de um projeto original com conhecimento do projetista.
5) Pode contar com o suporte de construção do projetista e de seus representantes.
6) É a coisa certa a fazer. Um projeto é uma obra de arte, e o projetista precisa saber quantas pessoas possuem seus projetos para poder alavancar sua carreira. Ninguém ganha muito dinheiro vendendo projetos de barcos, é algo que se faz por amor a arte. Obrigado pelo seu apoio a causa.
7) A falência do projetista não interessa a ninguém, especialmente ao dono do barco. É do interesse do construtor que seu projetista prospere e que seu barco ganhe a marca de um projetista reconhecido internacionalmente.
Condições para aquisição de projetos em PDF.
As compradores de projetos deste site estão sujeitos as seguintes linhas:
1) O projeto adquirido em PDF, ou qualquer outro formato, pertence somente ao comprador e dá direito somente a construção de um único barco. A construção de mais de um barco com um único projeto adquirido requer autorização e negociação com o projetista.
2) O comprador do projeto não pode distribuir nem encaminhar de forma nenhuma o projeto a ninguém, sem autorização do projetista nem facilitar que outras pessoas distribuam. Eventualmente o comprador poderá encaminhar o projeto para algum prestador criterioso de serviço de marcenaria, ou fornecedor de corte em CNC, devendo alertar ao prestador que o acesso ao arquivo é restrito e somente o comprador do projeto tem autorização de construção, ou o prestador contratado pelo comprador para o efeito.
3) Não podem ser feitas cópias, nem parciais, que permitam a construção do barco por outras pessoas sem autorização do projetista. Caso algum conhecido do comprador queira construir o mesmo barco ele deverá contatar o projetista ou seu representante para fazer a aquisição do projeto.
4) O projeto é uma peça de direito autoral e deve ser protegido pelo comprador para assegurar a justa remuneração e reconhecimento do projetista, evitando que sejam feitas fotografias, fotocópias ou outros meios de reprodução não autorizados.
5) A fonte de distribuição irregular pode vir a ser responsabilizada e arcar com prejuizos que a distribuição acarretar.
6) É do interesse do projetista que o construtor finalize sua obra da melhor forma e aproveite sua embarcação. O comprador de projetos originais pode contar com o suporte técnico do projetista , de seus representantes e de foruns especializados. Os projetos ja vêm com detalhamentos suficientes para a construção. Todo construtor também deve buscar suas próprias soluções e fazer suas pesquisas sobre os temas de construção. O suporte técnico é uma atenção de atendimento, tem caráter informal e pode ser fornecido enquanto o projetista e seus representantes julgarem conveniente. A periodicidade dos atendimentos fica resguardada pelo bom senso das partes. Alguns projetistas cobram para prestar atendimento durante a construção, não sendo este nosso caso no momento, poderá passar a ser o caso a qualquer momento.
7) O proprietário do barco construído é responsável pela segurança da navegação e das pessoas a bordo. Use sempre coletes salva vidas, leve mantimentos suficientes, revise os equipamentos, navegue em áreas adequadas ao seu modelo de barco, seja prudente nos limites de navegação e resistência do barco, observe as condições atmosféricas, altura das vagas, tábua de marés e faça um planejamento cuidadoso de cada saída! Parabéns pela sua obra e bons ventos!
Os termos acima não pretendem desencorajar a construção, são apenas manifestações transparentes sobre as responsabilidades das partes envolvidas e a valorização da construção náutica.
Bons ventos!
Ricardo Ramalho
Estaleiro Oficina
15/2/2017