Eu mesmo tinha um pé atrás.
Tecido de fibra de vidro |
Bem... dependendo do projeto, um pequeno barco provoca de fato muito pó de serragem e pó de fibra de vidro, mas tomando cuidados dá para superar essa etapa. Existem projetos que não usam fibra, ou usam muito pouco. Lembrando que a fibra de vidro é um material muito importante na construção de barcos de madeira, porque confere resistência ao casco contra riscos e batidas. A fibra também é usada em reforços internos. Em algum projetos todo o interior do casco é enfibrado. Então é bom se preparar para a empreitada.
Boa máscara de filtros |
É fundamental usar uma máscara de filtros como a da foto. Aquela outra máscara mais barata não serve. A máscara correta fica presa no rosto com mais pressão e evita a entrada do pó. As melhores tem dois filtros.
Outras dicas óbvias: usar luvas, cobrir todo o corpo com roupa (cobrir os braços), usar um boné para evitar sujar muito o cabelo e óculos de proteção também são essenciais.
Máscara insuficiente para o pó. |
Lembrando que lixar grandes superfícies do casco usa-se um taco grande de madeira com a lixa presa nele. Nunca lixar o casco com a mão sem o taco de madeira, porque a pressão da mão provoca irregularidades na superfície.Usando um taco o casco fica com a curvatura perfeita.
O tecido de fibra de vidro é cortado com uma boa tesoura. Para impregnar a fibra com epoxi nas chapas convém usar um tipo de epoxi mais líquido (não tão viscoso). Também é importante passar epoxi antes na madeira que vai receber o tecido, se a madeira não estiver selada vai absorver muito epoxi e o tecido ficará mal impregnado.
Então é isso!! Mãos a obra e força na peruca. Chama os amigos para ajudar e oferece uns petiscos. Vai valer a pena o esforço e vocês vão ficar bem na foto.
Bons ventos! Ricardo Ramalho